segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quando os rios procuram outras margens



Eis o percurso normal do rio Tâmega na maioria do ano. Margens cuidadas de modo a ser apreciada a panorâmica deslumbrante e calma ao seu nível. Rio calmo, calmo demais até, na ausência da sua corrente que por vezes não faz desaparecer aqueles resíduos daqueles que teimam em querer ser diferentes dos outros. Têm outros interesses que estão acima dos interesses da natureza - pensam eles!!
Mas enfim... assuntos que dão panos para mangas...



Alguns dias de chuvas mais ou menos intensas, que talvez ainda não cheguem para encher as albufeiras, mas que momentaneamente, os excedentes descem as serras a terra satura e estas águas escorrem montanhas a baixo, fazendo os rios procurarem outras margens. Margens que têm como ocupação outras tarefas, como aqui no caso desta foto, em vez de carros que normalmente estacionam para apreciar o esplendor da calma do rio, a beleza envolvente, a outra margem, estacionamento que pode servir de pausa para uma boa refeição junto ao rio mas que agora se encontra dois barcos baloiçando ao sabor da corrente.



Para quem conhece este lugar deverá perceber bem a altura das água aquando esta foto. O sossego de outrora dos moradores das zonas ribeirinhas. Altura das chuvas prolongadas que coloca em alerta máximo essas famílias e lojistas, pois sabe-se lá quando o rio vem fazer uma visita!
Paisagens que não deixam de ter a sua beleza "diferente" e grande demonstração do seu poder e força das águas que passam a uma velocidade assustadora no embate nos pilares e árvores e sei lá o quê, provocando ruídos de barcos de grandes dimensões deslocando-se a grande velocidade.



Esperemos que o seu curso não exceda demais de modo a não exceder também esta "crise" que tanto se fala.
Aguardemos que o seu caudal volte aos níveis normais. Que apareçam as margens existentes para voltar à tranquilidade dos mais afectados por este espectáculo. É muito bonito para quem visita e está longe, mas para quem vive perto e está sujeito à sua visita, acreditem que é muito penoso!
Teremos de deixar passar o inverno e esperar pelas altas temperatura e tempo mais seco, acreditando que a dita "barragem" a montante de Amarante - se vier a existir - não vá tirar as ditas margens que tanta falta faz a esta cidade e a todos que as visitam ou apreciam na sua envolvente.