segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quando os rios procuram outras margens



Eis o percurso normal do rio Tâmega na maioria do ano. Margens cuidadas de modo a ser apreciada a panorâmica deslumbrante e calma ao seu nível. Rio calmo, calmo demais até, na ausência da sua corrente que por vezes não faz desaparecer aqueles resíduos daqueles que teimam em querer ser diferentes dos outros. Têm outros interesses que estão acima dos interesses da natureza - pensam eles!!
Mas enfim... assuntos que dão panos para mangas...



Alguns dias de chuvas mais ou menos intensas, que talvez ainda não cheguem para encher as albufeiras, mas que momentaneamente, os excedentes descem as serras a terra satura e estas águas escorrem montanhas a baixo, fazendo os rios procurarem outras margens. Margens que têm como ocupação outras tarefas, como aqui no caso desta foto, em vez de carros que normalmente estacionam para apreciar o esplendor da calma do rio, a beleza envolvente, a outra margem, estacionamento que pode servir de pausa para uma boa refeição junto ao rio mas que agora se encontra dois barcos baloiçando ao sabor da corrente.



Para quem conhece este lugar deverá perceber bem a altura das água aquando esta foto. O sossego de outrora dos moradores das zonas ribeirinhas. Altura das chuvas prolongadas que coloca em alerta máximo essas famílias e lojistas, pois sabe-se lá quando o rio vem fazer uma visita!
Paisagens que não deixam de ter a sua beleza "diferente" e grande demonstração do seu poder e força das águas que passam a uma velocidade assustadora no embate nos pilares e árvores e sei lá o quê, provocando ruídos de barcos de grandes dimensões deslocando-se a grande velocidade.



Esperemos que o seu curso não exceda demais de modo a não exceder também esta "crise" que tanto se fala.
Aguardemos que o seu caudal volte aos níveis normais. Que apareçam as margens existentes para voltar à tranquilidade dos mais afectados por este espectáculo. É muito bonito para quem visita e está longe, mas para quem vive perto e está sujeito à sua visita, acreditem que é muito penoso!
Teremos de deixar passar o inverno e esperar pelas altas temperatura e tempo mais seco, acreditando que a dita "barragem" a montante de Amarante - se vier a existir - não vá tirar as ditas margens que tanta falta faz a esta cidade e a todos que as visitam ou apreciam na sua envolvente.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Gruta natural



        ALGARVE:
        Zona de Albufeira, onde as falésias e rochas encontram-se com o mar.
 O esculpir da água sobre a terra, executando obras de arte naturais.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONVÍVIOS



Os tempos que correm, o tempo escoa em tantas actividades obrigatórias e diárias, que chegamos a uma altura, paramos e perguntávamos a nós mesmos! Já passaram tantos meses que não se faz um convívio com os nossos amigos, num jantar de amigas (só mulheres), ou de amigos (só homens) ou de amigos comuns entre ambos os sexos( os que mais gosto). Bem, mas deixemos os sexos em paz!
O que vos mostro a baixo, são uma pequena parte do resultado de um desses momentos de convívio, onde faz esquecer aquilo que não nos interessa e faz-nos passar uns momentos de muita alegria, descontracção e até alguma estupidez natural, que também é muito boa em certas alturas.
Foi uma pequena sessão de fotografia perante um elemento pertença do grupo, em que tem um bichinho por fotografia, mas não sei se pode chamar de fotógrafo amador, mas apaixonado por fotos e faz uns click’s daquilo que acha importante para transmitir e demonstrar e sentir.
Se é coisa que não falta nas imagens abaixo, é o puro amadorismo e inexperiência de todas as pessoas, onde o essencial foi o divertimento e a coragem daqueles que quiseram colocar enfrente da máquina e da minha pessoa também. Talvez noutros tempos foram sonhos de alguns participantes, de outros ainda poderão ser, mas valeu na minha opinião, a experiência.
           






































              A todos quero deixar aqui expresso, o meu agradecimento pelos momentos passados assim como as suas participação.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Em breve a paisagem muda...




E assim será!!!!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Red Bull Aire Race 2009 - Cidade do Porto



Momento da passagem por uma baliza na altura ideal e perfeitamente nivelado, a caminho da meta.







Passagem por uma baliza com uma altura inferior ao permitido (a baixo da área de segurança), tendo como prejuízo a respectiva penalização de 2 segundos. 






Manobra interessante e veloz na zona central da pista chamada de gincana, em voo raso, sobre o rio Douro, onde se verifica os telhados dos armazéns das diversas companhias de vinhos, e principalmente, do néctar único no mundo, chamado Vinho do Porto, criado na região do Douro.




Voo rasante em preparação à gincana, na segunda passagem.





Meio oito cubano, como lhe chamam a esta manobra, onde é o maior desafio e controlo sobre as forças "G", que não podem passar o limite estipulado de 12G.





Momento que não sei se tirei mais alguma oportunidade.
Nesta passagem vê-se o momento em que o avião corta a baliza, levando a sua devida penalização, conforte os regulamentos da prova.





Um dos aviões onde demonstra na sua decoração o verdadeiro nome da prova, pilotado pelo que muitos o consideram como o pai da mesma prova, começando a executar  o meio oito cubano após ter terminado uma das voltas em direcção aos céu no sentido da Ponte de D. Luis.




E por fim, nesta série o grande vencedor deste ano de 2009 do Red Bull Aire Race - Cidade do Porto em Portugal.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Brisa Doce

Quando se entra numa casa comercial e respira-se diferença... desde o gosto, conforto no ambiente e decoração, a dedicação e simpatia pelo atendimento, o empenho de bem fazer e confeccionar, dentro das suas especialidades, o resultado nota-se na imaginação e desejo na execução do pretendido, sempre que possível, para satisfazer o cliente.

BOLO DE ANIVERSÁRIO.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mulher - Sensualidade...

A Mulher, quando quer, ou não, os seus gestos transbordam sensualidade, e não precisam de grande esforço. Também, claro, depende da formas como o Homem observa-a naquele momento... Claro que as evidencias são soberbas, quando acompanhadas de desejo e vontade próprias. (um pensamento)

Paisagem Vale do Tâmega


Uma parte da paisagem do Vale sobre o Rio Tâmega, com a cidade de Amarante.
Panorâmica vista da encosta onde se situa a Urbanização do Outeiro, freguesia de S. Gonçalo Amarante.

Paisagem - Parque Natural da Serra do Alvão


Parque heólico na serra do Alvão.


sexta-feira, 3 de julho de 2009

Açude do Rio Tâmega - Amarante

Rali de Amarante 2009 - Super Especial







Um princípio de rali bastante interessante, com uma super especial realizada em plena cidade de Amarante, onde ouve uma variação de piso. Terreno misto de asfalto e terra.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Gaivota voa voa...


Nada como levarmos os pensamentos para bem alto, de modo a conseguirmos ver um pouco mais...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Retrato #1 "P&B"



sexta-feira, 29 de maio de 2009

Panorâmica #1


Deslumbrante vista panorâmica sobre o vale de Amarante, onde se vê a Serra do Marão, Senhora da Graça em Celorico de Basto e outras Serras envolventes.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

II Invasão Francesa (1809) - Amarante











Comemorações dos 200 anos da II Invasão Francesa à cidade de Amarante.
Grupos de figurantes, representando as estratégicas de ataque e defesa das tropas, no percurso ndas ruas, ainda existentes actualmente, da cidade de Amarante e Ponte de São Gonçalo, sobre o Rio Tâmega.




quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fim da Tarde - Princípio da Noite


No espaço de tempo entre, o dia demonstra finalizar... deixando aparecer a noite.

terça-feira, 24 de março de 2009

Retrato

Dia diferente e feliz! (22 de Março de 2009)